meta-pixel

Coenzima Q10 Emagrece ou Engorda? Descubra Seus Impactos no Peso Corporal

Coenzima Q10 Emagrece ou engorda?

A Q10 tem se tornado cada vez mais alvo de estudos tanto na área da alimentação quanto para a utilização em produtos cosméticos. Com certeza você já deve ter visto algo por aí com esse nome e se perguntado do que se trata. Outra dúvida é se a coenzima Q10 emagrece ou engorda?

A Coenzima Q10 também é chamada de ubiquinona, ela é a responsável pela energia celular. Além disso, é produzida por inúmeros tecidos dentro do corpo humano. Alguns exemplos são os músculos esqueléticos, coração, fígado e outros. No entanto, assim como o colágeno, com o passar dos anos a produção é diminuída.

Apesar de ser encontrada em alguns alimentos, a quantidade obtida é muito baixa. E, por isso, que ela tem sido utilizada em muitos produtos como forma de suplementar essa falta e garantir os seus benefícios. A coenzima q10 emagrece porque é capaz de potencializar as funções vitais e auxiliar no metabolismo.

A Coenzima Q10 Emagrece?

Coenzima Q10 ajuda a emagrecer

A Q10 participa diretamente no metabolismo e por isso ela vai auxiliar na perda de peso. Ou seja, se você tem dúvidas se a coenzima q10 emagrece, está aqui a resposta.
Portanto, em nenhuma hipótese a coenzima Q10 engorda, isso porque os efeitos dela são totalmente contrários ao ganho de peso. Além disso, ela não possui nem calorias para contribuir com isso.

O que vai definir o seu ganho ou perda de peso é o seu gasto energético diário. Por exemplo, se você está ingerindo muito mais do que o necessário, vai ter um aumento de gordura corporal. Somente um nutricionista pode avaliar o seu caso e indicar a sua quantidade ideal de ingestão de calorias diárias.

Apesar da quantidade de benefícios que a coenzima Q10 traz para o organismo, alguns indivíduos devem evitá-la. Por exemplo:

  • Quem possui hipoglicemia, isso porque a coenzima Q10 ajuda na diminuição da glicose no sangue;
  • Pessoas menores de 19 anos;
  • Gestantes e lactantes;
  • Pessoas com hipersensibilidade a Q10 podem sentir enjoos, perda de apetite e até dores de cabeça.
  • Redução da pressão arterial, ou seja, quem já é predisposto a esse quadro não deve fazer o uso sem acompanhamento médico;
  • Doses altas podem causar intoxicação hepática;

Leia Também: 13 Melhores Coenzimas Q10

Benefícios da coenzima Q10

A coenzima Q10 está presente em alguns alimentos: oleaginosas, carnes, peixes e frutas. No entanto, somente 5mg são obtidos pelo consumo. Por isso que ingerir somente dessa forma não vai suprir todos os benefícios que ela consegue gerar no corpo humano. Além da idade que diminui drasticamente a produção da Q10, o uso de medicamentos e deficiências nutricionais também interferem.

Amplamente benéfica para o corpo humano a coenzima Q10 atua em diversas áreas e por isso é tão explorada. De forma interna, ajuda o organismo a manter o bom funcionamento. Já na parte externa, reflete na melhoria da pele, saúde capilar e das unhas, viço e muito mais.

Escolha Superior
9.7
1. Vitafor COQ-10

Melhor Coenzima Q10 de 2023

Melhor Marca
9.5
2. Coenzima Q10 Vhita

Melhor Marca de Coenzima Q10

Escolha do orçamento
9.1
3. Now Foods CoQ10 200mg

Melhor Hora Para Tomar Coenzima Q10

Controle ajuda a engordar ou aomentar o colesterol?

a coq10 pode engordar?

Em 2018 foi realizado um estudo com pacientes que possuíam diabetes do tipo 2. Depois de algumas semanas suplementando a coenzima Q10 foi comprovado a diminuição na resistência à insulina. Além disso, o colesterol total e o LDL também diminuíram, assim como a ferritina.

Ação antioxidante

A coenzima Q10 participa diretamente no transporte dos elétrons na cadeira respiratória, evitando a oxidação e danos nas membranas celulares. Ou seja, quanto mais energia uma pessoa tem parar realizar atividades, mais ela pode perder peso. Por isso que a coenzima q10 emagrece, no entanto, ingerir esse suplemento sem uma alimentação saudável e exercícios não trará efeitos.

Como mencionamos, ela participa ativamente no processo de geração de energia do corpo humano. Então, níveis adequados vai garantir que você tenha excelentes resultados. Mas, não existe estudo científico que comprove que ela realmente tenha efeitos se usada de forma isolada.

Estimulante para a produção de colágeno

Assim como a Q10, o colágeno tem a produção diminuída a partir dos 25 anos. Mas, fazer o uso de suplemento e outros produtos com essa coenzima garante a produção contínua. Os resultados são refletidos no rejuvenescimento da pele, melhora na elasticidade e diminuição dos efeitos do envelhecimento.

Quem pode e quem não pode tomar?

Assim como qualquer outro suplemento, fazer a ingestão da coenzima Q10 deve ser recomendado por um médico. Isso porque a dose indicada varia de indivíduo para indivíduo. Além disso, as gestantes, lactantes e menores de 19 anos também não devem ingerir.

Como tomar a coenzima Q10

Segundo estudos, a coenzima Q10 tem melhor absorção pelo organismo na presença de lipídios. Que são moléculas geradas a partir de ácidos graxos e álcool. Por isso a indicação é ingerir uma cápsula antes das principais refeições.

Como mencionado anteriormente, somente um médico é capaz de definir a quantidade e dosagem ideal para cada pessoa. Além disso, não existe uma dose estabelecida. Mas, o que a ANVISA define é que a quantidade máxima seja de 200mg diárias.

Quanto tempo a coenzima Q10 faz efeito no corpo?

A coenzima Q10 faz efeito no corpo de formas diferentes e dependendo da finalidade de cada indivíduo. Além disso, as condições de saúde também interferem nesse processo. Separamos algumas considerações:

A forma que ela é ingerida pode auxiliar na absorção do corpo. Como já citamos, fazer o uso aliando a alimentos ricos em gordura, ajuda nessa rapidez.

As doses recomendadas causam efeitos diferentes e por isso é importante que o indivíduo busque auxílio médico. Por exemplo, algumas pessoas já conseguem sentir ótimos resultados com uma dosagem pequena, enquanto outros precisam de quantidades maiores. As condições de saúde tem total relação com o resultado esperado.

Vale ressaltar que assim como qualquer outro suplemento, a constância é o que traz resultado.

Perguntas frequentes sobre coenzima Q10

1. O que é coenzima Q10?

A coenzima Q10 é uma substância que está presente no organismo e que ajuda no metabolismo. Por ser lipossolúvel é melhor absorvida pelo corpo quando combinada com alimentos ricos em ácidos graxos.

2. Para que serve a coenzima Q10?

A coenzima Q10 é a principal responsável por gerar energia dentro das células. Por isso que ela está ligada diretamente com o melhor funcionamento do metabolismo humano. Após os 25 anos existe uma redução na produção corporal, refletindo no envelhecimento da pele e em outros aspectos.

3. Qual a dosagem devo tomar de coenzima Q10?

De acordo com a ANVISA a dosagem máxima que um indivíduo pode suplementar de coenzima Q10 são de 200mg por dia. No entanto, não existe uma dose estabelecida recomendada. Isso varia de pessoa para pessoa e um médico precisa ser consultado.

4. A coenzima Q10 engorda?

A coenzima Q10 não engorda, visto que a sua principal função é auxiliar na aceleração do metabolismo. Ou seja, está ligada diretamente com a perda de gordura. Mas, lembrando que é necessário aliar exercícios físicos e alimentação saudável para garantir esses resultados.

5. Qual efeito da coenzima Q10 no organismo?

Segundo estudos, a coenzima Q10 possui inúmeros benefícios para o corpo. Por exemplo, diminui pressão arterial, melhora a saúde da pele, ajuda a fortalecer unhas e cabelos, auxilia no emagrecimento, regula os níveis de colesterol e diabetes.

6. Qual melhor horário para tomar coenzima Q10?

O melhor horário para tomar coenzima Q10 é junto com as principais refeições. Isso porque ela é melhor absorvida pelo organismo se combinada com ácidos graxos.

7. Como saber se está faltando coenzima Q10 no corpo?

O nosso corpo é muito bem preparado e por isso ele sempre emite sinais de que as coisas não estão indo muito bem. Por isso, se estiver sentindo fraqueza, cansaço e dores pelo corpo é preciso buscar atendimento médico. Ao realizar exames e identificar outros sintomas é possível verificar se isso está ligada a baixa produção de coenzima Q10.

Escolha Superior
9.7
1. Vitafor COQ-10

Melhor Coenzima Q10 de 2023

Melhor Marca
9.5
2. Coenzima Q10 Vhita

Melhor Marca de Coenzima Q10

Escolha do orçamento
9.1
3. Now Foods CoQ10 200mg

Melhor Hora Para Tomar Coenzima Q10

Conclusão

Se você deseja tomar coenzima Q10 para ter melhores resultados nas práticas regulares de atividades, pode começar. No entanto, é preciso ressaltar a importância de buscar auxílio médico para saber a melhor dosagem para o seu caso. Além disso, essa substância trará benefícios para sua saúde a longo prazo. Devido a isso os profissionais da saúde que devem indicar o tempo de uso.

Além disso, é preciso analisar a quantidade necessária para o seu corpo ter ganhos. Pelas finalidades estéticas, a coenzima Q10 emagrece e precisa estar aliada a outros meios, como alimentação e atividades físicas. A qualidade de saúde também faz diferença para ter resultados perceptíveis e por isso é preciso avaliar deficiência de vitaminas e minerais.

Rolar para cima